Artigo

Falando sobre: Sonic Youth

Juntamos quatro mãos d’O Pasquindie para falar um pouco sobre a história desta banda do barulho #engra
Por Caio Pinto e Renata Medeiros

SonicYouth

Você já ouviu falar no Sonic Youth, né? Você gosta? Não gosta? Hoje, vamos falar um pouco do que achamos deles, sobre sua importância (teve importância? #brinks) e sobre o seu barulho som.

O grande ~~gênio~~ por trás de tudo isso é Thurston Moore, que, recém-chegado a Nova York em 1977, estava a fim de fazer uma zuera. Montou diversas bandas até que conheceu uns loucos (entre eles Kim Gordon, sua futura mulher) que, em 1981, formaram o Sonic Youth. Foi quando o pesadelo começou.

A galero pensou em modos de fugir daquele som engessado e certinho da época. E não há dúvidas de que a inovação do grupo foi essencial para mudar os moldes do período, como já aconteceu tantas vezes na história. A questão é que eles podiam reinventar de várias maneiras, mas a que eles acharam foi fazer uns barulho aí. Pluga tudo num amplificador só, coloca uns 30 efeitos na guitarra, passa o braço no pedestal do microfone e por aí vai. Por conta de tudo isso aí, eles são tidos como uns dos percussores do Noise Rock.

O Noise Rock é sim interessante, mas só barulho aleatório não fica legal, moçada. Vejam só o Dinosaur Jr., por exemplo. Três simpáticos garotões da mesma época que fazia um som bem barulhento – no início, com um pézinho nos RARDECORE e, depois, fazendo um Noise supimpa – mas moderando na barulheira. Tudo na medida certa fica legal. Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar, diria sua tia.

Muitas músicas do Sonic Youth parecem uma coisa só. Ouvir um álbum como Goo (1990) dá a sensação de que deixaram a guitarra distorcendo eternamente, alguns nego tropeçaram nela e resolveram gravar isso aí mesmo. Além disso, todo mundo fala da criançada usando camiseta dos Ramones, mas nada é mais hipster que aquela com a capa de Goo. Se perguntar para os usuários desta droga de camiseta o nome de outro álbum da banda, ninguém sabe.

Sonic-MethEssa estampa passou pelo rigoroso crivo da redação d’O Pasquindie

Mas ok, não estamos aqui para falar só sobre o lado ruim. Kim e sua patota influenciaram algumas bandas atuais, como o Yuck, grupo londrino que soube colocar barulhos nos riffs de guitarra na quantidade ideal, e não do começou ao fim, como é usual ao Sonic Youth. Sabe quando você fala pra sua mãe que gostou do prato que ela fez pro jantar e aí ela faz aquela mesma coisa pelos próximos quatro meses? Com Sonic Youth é um pouco assim: alguém achou bacana aquele monte de barulho ininteligível e resolveu que era pra ser assim pra sempre – mas variar um pouco não faz mal a ninguém, né?

O último disco da banda (são 15, QUINZE! Haja paciência) foi lançado em 2009 e é o melhor – porque é o último kkkk. E, em 2011, a banda enfim terminou. O motivo foi a crise no casamento de Kim e Tãrstom. Há quem diga que o estopim foi uma traição de Moore com Eva Prinz, uma editora de livro de artes. Ou seja, devemos agradecer esta santa pessoa.

Hoje em dia, muitas pessoas choram pelo fim da banda. Mas calma, galera, tem bastante banda que faz um som barulhento (e melhor) por aí na ativa, como os já citados Dinosaur Jr. Yuck. Além disso, também tem A Place To Bury Strangers, The Vandelles etc. Ou, se você é realmente viúvo(a) da banda, ouça Chelsea Light Moving – nova banda de Thusrton –  e Body/Head – nova banda da Kim. Mas a gente passa.

simpx-large

Quem faz o melhor barulho: Homer Simpson ou Sonic Youth? A resposta é fácil.

Para conhecer um pouco mais de Sonic Youth e Noise Rock, vale assistir o documentário 1991: The Year Punk Broke (1993), do diretor Dave Markey. O filme acompanha uma turnê da banda pela Europa e, além do grupo de Thurston, também tem uma galera como Dinosaur Jr. e Nirvana. Dá pra ver inteirinho no YouTube.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s