Artigo

Lou Reed, 1942-2013

Nossa pequena homenagem a um dos grandes da música.

Lou

Dia desses, entre uma piada de gosto duvidoso e outra, tive um desses momentos contemplativos, em que a gente começa a pensar em como a vida é curta e em como o mundo, com exceção às poucas pessoas que nos cercam, provavelmente não vai reparar quando deixarmos de existir. Fiquei pensando na marca que deixamos nas pessoas, e em como o alcance dessa marca depende quase exclusivamente das coisas que fazemos. E uma das principais maneiras de deixar uma marca maior, que atinja mais pessoas do que podemos imaginar, é a arte.

Nessa semana que começa sem a presença física de Lou Reed, a ideia do legado de uma pessoa para o mundo fica mais forte do que nunca. Poucos deixaram uma marca tão grande quanto a que ele deixa, poucas pessoas chegaram a tantas outras quanto ele.

Sem Lou Reed, não haveria nem mesmo O Pasquindie.

Porque sem Lou Reed não haveria o Punk Rock, e sem o Punk Rock não haveria o Post-Punk, o Rock Alternativo, o que chamamos hoje de Indie Rock, o Noise Rock… Sem Lou Reed não haveria Sex Pistols, The Clash, Joy Division, The Smiths, Radiohead, Nirvana, R.E.M., The Strokes, Interpol, Sonic Youth e uma lista que não caberia em uma edição de jornal. Sem Lou Reed, o mundo como o conhecemos não existiria.

Então, hoje, mais do que agradecer a ele por tudo, vamos tomar Lou Reed como inspiração. Ele, que colocou a mão no mundo e o deixou melhor do que era antes. Ele, cujo legado enorme também envolve atitude. Vamos dar um rolê pelo lado selvagem e tentar deixar o mundo melhor do que ele era quando chegamos. Vamos fazer as coisas.

Por Lou, que fez coisas como ninguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s