Artigo

Coluna do Caio #1: Ouça o novo, mas fuja do hype

Desprenda-se da mesmice e vá em busca de música nova. Mas cuidado, fuja do hype!
E sim, com uma fonte bem hipster HUE
E sim, com uma fonte bem hipster HUE

Como bem diziam os macacos de Sheffield  (na verdade quem falava isso antes deles eram os caras do Public Enemy, mas melhor usar o Arctic Monkeys[aliás, voltaremos a falar deles no final do texto] como referência pra galerê indie) em início de shows e músicas ao vivo: “Don’t believe the hype!” 

“Caio, mas o que é hype? I DUNNO!!! Explica pra ieu?”

Não precisa fazer essa cara. Eu explico.

Bandas hype são aquelas que do nada “estouram” em blogs ou algumas mídias especializadas em música e são tidas como a nova sensação do momento, a banda que você tem que escutar, ou tido como comparações com bandas já famosas com os “novo isso” e “novo aquilo”. O pior é que 99,6317%  das vezes a banda é bem FUÉN e logo morre depois de um disco ou de uma meia dúzia de shows (alguns inclusive passando aqui por nossa terra verde e amarela).  Exemplos? Lá vai: Drowners, Palma Violets,Swim Deep, The Heartbreaks e etc, etc, etc

“Ah, Caio, então para eu não correr risco, vou ficar aqui ouvindo meus Arteque Monque, Stroukos e Cookies de sempre”.

NÃO, jovem! Não foi isso que eu quis dizer!

A ideia é justamente o contrário. É de você ir atrás do novo. Tem muita banda boa nova por aí, e você NÃO DEVE ficar ouvindo os mesmo discos dos mesmo artistas todo santo dia! O mundo da música não é só meia dúzia e bandas! Fuce a Last.Fm, o Rdio/Deezer, sites que resenham álbuns, fale com amigos que manjam de música (mas cuidado, muitos deles “manjam” mesmo é falar os discos dos Strokes na ordem. E isso NÃO É MANJAR DE MÚSICA!) que podem te indicar coisas bem boas e novas como Temples, CHVRCHES, Savages, Peace e etc, etc, etc.

Além de não ter só meia dúzia de bandas no mundo, vale dizer que o este mesmo mundo não tem só um ou dois estilos, caros amiguinhos. Não fique só no seu ~~Indie Rock~~ e Indie Pop. Ouça R&B, Soul, French House, 8Bit, Shoegaze, etc, etc, etc. Tenho certeza que você irá encontrar muuuuitas coisas legais por aí. 

Agora, voltando a falar de Alex, Matt, Jamie e Nick (na época era o Andy), se no começo eles falavam para não acreditar no hype – e falava certo – hoje – sem querer – eles são umas das bandas que prendem a galera num mesmo artista, fazendo com que muitos não saiam aí nesse mato do jogo do Pokémon, cheio de criaturas novas (bandas) para serem descobertas.  Como o mundo é, não?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s