Artigo

Volta ao Mundo com O Pasquindie – Destino: Espanha

Sem agenda nem itinerário, de vez em quando vamos escolher um país e dar uma olhada no que acontece de mais legal na música por lá. Vem com a gente!

Volta ao Mundo - Espanha

Tapas, Real Madrid vs Barcelona, crise econômica e Xabi “que homem!” Alonso. Todo mundo conhece pelo menos um pouquinho da Espanha. Mas e na música espanhola, o que rola? O país que inventou o pirulito (sim!) não é exatamente um grande exportador mundial de música –apesar de Alejandro Sanz e Enrique Iglesias–, tendo sempre voltado mais para o mercado interno sua ampla e diversa produção musical. Com uma cultura rica, a terra de Joaquín Sabina e do Flamenco (que aparece misturado ao rock em várias ocasiões) assumiu ao longo das décadas um som característico, com cara de ‘rock espanhol’, ou no mínimo ‘rock latino’.

Como tudo que acontece no mundo hoje em dia, as bandas mais ou menos atuais da Espanha se tornaram, em maior ou menor medida, mais ~mundiais~, e englobam artistas que você não saberia que são espanhóis se ninguém contasse, passando por bandas que cantam em espanhol e sons que você vai ouvir e pensar “parece da Espanha isso aí”. Aqui, hoje, uma passadinha rápida e nada abrangente pelas prateleiras de uma loja de cds espanhola, que pode te mostrar algo legal pra ouvir e abrir portas pra conhecer várias outras bandas. Buera? ¿Vámonos?

As Cantautoras do amor

Descritas por uma das palavras mais legais da língua espanhola, as cantoras e compositoras da Espanha dificultam a tarefa para quem não quer se apaixonar. Seja cantando em inglês, como Russian Red –talvez a mais famosa delas–, Anni B Sweet e Maika Makovski (que, dizem, compôs a música abaixo para mim), seja em espanhol, como La Bien Querida e Zahara. Quer algo (bem) mais antigo pra talvez ter uma ideia de onde tudo isso saiu? Procure ouvir Cecília.

Bandas pra você curtir

A maré está boa pra quem quer ouvir Indie espanhol. Tem uma porrada de banda legal mais ou menos recente, das que claramente têm um som da Espanha às que se confundiriam com bandas do resto do mundo. O CatPeople, por exemplo, canta em inglês e já foi amplamente comparado ao Interpol. Se é verdade que falta aquele “algo” que só o Interpol tem, também é verdade que a banda é boa e gostosa de ouvir.

 

Supersubmarina, Miss Caffeina e Love of Lesbian são nomes de destaque do Indie Rock/Pop da Espanha. Bandas pra ouvir sem medo, fáceis de gostar. Muito bem acompanhadas pela excelente Vetusta Morla, e também por Los Planetas e Lori Meyers. Pra quem quer um pouco mais de barulho, o Idealipsticks é um duo sexy, pra fã nenhum de Blood Red Shoes botar defeito.

Os Separatistas

Você deve saber que a Espanha é o lar (hehe) de alguns dos movimentos separatistas mais fortes e famosos do mundo. Tirando a região de Castilla, praticamente todo mundo quer se separar e formar um país independente. Os movimentos da Catalunha, do País Basco e da Galícia são os mais pronunciados, e todos têm na sua cultura e em seus idiomas um forte modo de expressão do nacionalismo. Quer ouvir essas belas e estranhas línguas? Em catalão, por exemplo, tem Maria Coma, Els Amics de Les Arts, Manel e Les Sueques. Em basco, ou Euskera, eu não conheço nada :D, mas o Lastfm indica Ruper Ordorika, Ken Zazpi e Urtz. Já em galego vai ser mais fácil achar música folk, com a fortíssima influência celta presente em toda a região – entre os nomes, Luar na Lubre e Uxía.

Outras coisas pra você conhecer

Não dá pra não indicar o excelente Iván Ferreiro, que cantava no extinto Los Piratas e hoje tem um trabalho solo muito legal. Nacho Vegas, de folk rock excelente, com cabelo comprido, jaqueta de couro e tudo – e que tem um disco muito bonito em parceria com a namorada (esposa? ex? atual?), a também cantautora Christina Rosenvinge. Sem falar no Estopa, dois irmãos que misturam Rock e Flamenco num som ao qual é impossível ficar indiferente. E também Fito Y Fitipaldis, que ficaram conhecidos por aqui graças às Vespas Mandarinas.

Tá sem nada pra fazer hoje? Ou qualquer outro dia? Sugiro comprar um pouquinho de jamón, ou fazer uma tortilla, abrir uma Estrela Galicia ou Mahou e procurar alguma tag de música espanhola no Lastfm, Rdio ou outro serviço. Tem bastante coisa boa pra descobrir e curtir. ¡Y hasta luego!

_Emilio_Naranjo_de_madrid_al_cielo_001-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s