Artigo Série

The Good Place: Bem-vindos ao humor filosófico

Piadas com burritos e Kant podem sim andar juntas.

Com um backstage tendo como criador o “”””””apenas”””””””””” roteirista de vários episódios de SNL, The Office, do episódio dos pontos no celular de Black Mirror, criador, roteirista e diretor de episódios de Parks and Recreatione e Brooklyn Nine -Nine e produtor executivo de Master of None, e na linha de frente Kristen Amante de Preguiças Bell e o carismático e véio de guerra em séries Ted Danson e um roteiro WTF e excelente, bom só podia dar em coisa boa mesmo.

Pois bem, visto que a série tem seus plots twists revolvi fazer dois blocos de texto: o primeiro contendo nenhum spoiler – para você que quer começar a ver zerado e ser surpreendido com tudo o que vier – , e o segundo com referências – onde vou dar dicas de outros materiais que vão explicar a série mas já entregando uma coisa aqui e outra ali.

Mas antes, resumão geral sem spoilers:

Resumão sem spoilers:

Eleanor (Bell) se vê numa recepção e é chamada por Michael (Danson) para sua sala. Ele explica que ela morreu e que ela está no Lugar Bom (The Good Place). Eleanor então conhece a vizinhança e vê que é um lugar lindo e incrível e onde todos tem as casas dos sonhos, a comida favorita sempre. Tudo na perfeição. Tipo ganhar sozinho na mega da virada. Porém, Eleanor se assusta pois, bem, ela sabe vê que nada daquilo é dos sonhos dela, e bom, ela nem era uma pessoa tão bom assim. Bingo! Ela descobre (não é spoiler, calma. Isso já se fala no segundo episódio) que ela foi levada lá por engano e agora precisa ver um jeito de se manter por lá.

1. Sem spoilers: Bem-vindos ao humor filosófico

“Hmmm não quero nada de humor só mas também não quero nada pra pensar muito”. BINGO (aliás, ótimo filme), achou a série certa, amante da arte sem número – por que série não é numerada como arte mas deveria. A série consegue levar piadas com burritos e frozen yougurt até níveis de piadocas com Kant e Aristóteles, piadas essas feitas em sua maioria por Chidi (William Jackson Harper), um professor de ética que começa a dar aulas de como ser uma boa pessoa para ajudar Eleanor a se tornar uma pessoa boa e conseguir se manter no Lugar Bom.

the-good-place-pilosophy

Dilemas éticos são colocados à prova a todo instante e o plano de fundo de humor deixa tudo muito bem equilibrado. Sabe aquele prazer de quando você toma aquele café com leite na sua proporção favorita de leite e café? Aqui é uma golada nele a cada minuto.

2. Com referências que entregam o plot: Alô, Chuck

Acredito que você conheça Chuck Palahniuk. Acertei? Sim, “o cara do Clube da Luta”. Porém, além dessa obra o cara tem muitos outros romances escritos (fica a dica: leia todos) e entre ele uma, até o momento “duologia” (?), onde o primeiro livro se chama…

Atenção: abaixo vou falar o nome do livro e falar por alto sobre ele (por que se explicar mesmo vira spoiler). Caso você já tenha lido esse livro você vai sacar o plot do final da primeira temporada. Apenas avisando pois nóis é da zuera mas não é sacana.

Começo dos semi spoilers

.

.

.

.

.

… “Condenada”. Podemos dizer que daí temos bastante coisas em comum com the Good Place e bom, não vou falar sobre o que é o livro em si, mas digamos que tem a ver com vida após a morte, tarefas repetitivas e não muito interessantes, discussões éticas humanas e terrenas vs sua relevância após a vida, expectativas vs realidade, diálogos com criaturas imortais, círculos (alô Dante) onde um deles é a sala de julgamento, etc, etc ,etc. Pois é, nem tudo era o que parecia.

Fim dos semi spoilers

Bom, uma certeza eu tenho; no final da primeira temporada você fará a mesma cara da Eleanor e não vai mais querer parar de ver essa série que é incrivelmente bem escrita e que merece mais destaques e espectadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s