Artigo Jabá Série

La Casa de Papel: O Professor cometeu erro de calouro?

Moscou (ops), professor?

Atenção, esse post vai ter spoilers. Porém, vou indicar com letra vermelha quando vai começar a sessão com spoiler blz? Nóis é da zuera mas não é babaca. ;)

La casa de papellllll (com muito L puxado), um original Netlifx série da Antena 3, canal espanhol, comprada pela Netlifx (falo disso mais pra frente) tá na boca do povo. Mais do que catuaba agora nessa época de Carnaval (Catu, patrocina nóis). A série fala de 8 criminosos liderados por um arquiteto do crime, chamado Professor, e que são recrutados por causa de suas habilidades específicas como ser bom em cavar túneis, ser líder, saber abrir sachê de ketchup sem rasgar de mais e fazer uma baita sujeira na camisa e na badeija do lanche, falsificações, etc. Após 5 meses de estudo dentro de uma casa (volto a falar disso já já também) eles vão assaltar a Casa da Moeda da Espanha. E não vou roubar ningúem, pois vão fabricar seu próprio dinheiro. GENIAL.

Bom isso, tudo vocês já devem saber. Agora vamos a alguns comentários:

Netlflix tesourou e montou do seu jeito:

A série original possui  2 temporadas; uma com 9 episódios e outra com 6 e todos com aproximadamente 60-70 minutos. Porém a Netflix ao comprar sacou a tesoura e fez uns retalhos, transformando 9 em 13, e irá lançar mais 6 em Abril – todos com cerca de 44 minutos – , o que será a segunda parte da primeira temporada. Na Espanha já saiu tudo e se encerrou a segunda temporada em Novembro de 2017 e com certeza tem por aí na internet.

A fórmula funcionou?

A série tem uma trama muito boa e instigante e que faz ficarmos do lado os criminosos (que é um dos pontos do pano do Professor) logo de cara. Porém,  a ideia original de se ter um especialista em roubo de joias, um hacker, falsificadora, etc pouco se vê dessas habilidades sendo executadas. Vemos Nairóbi tomando conta das prensas ou Moscou fazendo o túnel mas para quem tem um super grupo habilidoso, tipo um Super Amigos do crime, pouco é explorado esse ponto das habilidade e que daria um plus a mais na trama.

Fora isso, não sei se pelos cortes da Netflix, mas tudo se arrastou muito com episódios que não aconteciam muita coisa importante. A sorte é que a trama prende bem a gente, e mesmo com essas barrigas continuávamos presos na tela.

Bônus antes de ir pros spoilers: Tóquio, ou Sra Darín.

ursula-corbero3-t

Apenas por curiosidade, Úrsula Corberó, a Tóquio é casada/juntou as escovas de dente com Chino Darín, filho do dono do cinema Argentino grande ator e diretor argentino Ricardo Darín, e que também segue os passos do pai e da parceira como ator.

Era só por curiosidade mesmo. Agora vamos para os spoilers.

Zona de spoilers/explicações que podem tirar a graça para quem ainda não viu. Avisado.

.

.

.

.

Prevendo que vai chover quando já estão caindo gotas

A galera que faz publicidade vai entender a metáfora. Sabe quando existe um logo ou um conceito que na veradade nem teve um estudo de significado, de simbolismo de semiótica aplicada ao contexto da obra etc etc etc? Tipo, fizeram pois acharam bonito e daí na hora pro cliente o cara vai lá e inventa que a sombra do azul remete à água que é de onde vêm o atum que vai pra lata, ou que as pontas das letras estão apontadas todas pro mesmo ponto mostrando foco e direcionamento para o logo da empresa de logística e etc? Pois bem, aqui vemos o mesmo.

Sempre que a polícia faz algo que parece efetivo vem um flashback mostrando que o Professor previu que isso ia acontecer. Inclusive com x dias de assalto. Na primeira e na segunda vez até é o ok, mas isso acontece umas 4 vezes e cara, daí é forçar demais.

O Professor foi calouro no último episódio?

Respondendo a pergunta do post: não sei/não sabemos. Com aquele episódio na verdade não é o final da temporada não sabemos o que pode ter sido cortado ou recortado pra chegar ali. Mas assim, pensar que eles ia deixar copos, talheres, garrafas, todas cheias de material genético e impressões digitais e papelada e fotos do plano todo na casa que usaram de QG, visto ainda toda a genialidade de saber cada próximo passo da polícia, como dito no ponto anterior, é bem estranho. Caso realmente tenha sido um deslize do Professor, bom, a série se contradiz, e daí fica uma forçação de barra grande para gerar mais episódios. Espero que não seja esse o caso e que o Professor tenha planejado algo sabendo que eles iriam chegar lá, por que se não seria um erro muito muito juvenil.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s