Cinema Resenhas

A Forma da Água: 13 indicações? 4 tava bom

Tudo isso de indicação? Acho que não, hein?

Foi dada a largada para a temporada de cornetagem d’O Pasquindie para os filmes do 90º Oscar!

corneta-galo

Este ano vamos adotar a seguinte fórmula: sinopse bem compacta, e sem spoilers, seguida da listagem de cada categoria na qual o filme foi indicado dizendo se concordamos ou não com a indicação. No final damos uma nota à lá O Pasquindie e é isso aí. Simples, prático e rápido.

Antes de mais nada as legendas usando o Vault Boy, de Fallout:

down Não concordo com a indicação

neutroNeutro. Um simples “é ok”

up“Show, Rogerinho.”

Sinopse rápida e rasa sem muito detalhamentos para que não estrague a sua experiência de filme:

Uma faxineira/zeladora muda, e que come muitos ovos todos os dias, trabalha numa base do serviço secreto estadunidense em plena época da Guerra Fria. Certo dia ela se depara com um bicho peixe-humanoide que está sendo torturado (“””””estudado””””””) pelo exército serviço secreto. Ela se apaixona por ele e resolve raptá-lo para que ele não seja morto.

13 Indicações:

  • Diretor: up

    A Forma da Água consegue ser tanto um filme de atores, com Sally (Elisa) e Doug (anfíbio) quanto um filme de boa direção de câmera, com transições entre planos e com excelente fluidez.

  • Filme do Ano: neutro

    Bem poético o filme encanta boa parte dos espectadores. Não é meu tipo de filme, mas vendo de fora vejo qualidade e beleza. Aborda de maneira sublime, mas não superficialmente temas como homofobia, racismo e machismo. É bom mas talvez tenha um aí (falo em outro post [risos]) que seja melhor.

  • Atriz – Sally Hawkins up

    Rapaz, acho que veremos Merryl Goddess Streep perder esse ano. Sally consegue passar 182349128321093183092183109238 emoções sem falar uma palavra. Deem logo a estatueta pra moça!

  • Atriz Coadjuvante – Octavia Spencer neutro

    Passou da hora de darem uma personagem com mais destaque para a Octavia Spencer. Mais uma vez ela está no papel de moça batalhadora e naturalmente engraçada e amigona. Nisso ela tá bem, mas ela pouco brilha. Aliás, só Sally e Doug brilham por aqui.

  • Ator Coadjuvante – Richard Jenkinsdown

    Não tem UMA cena onde Richard tenha feito algo de mais. Uma fala, um lampejo. Sem sentido algum. Só pra inflar o número de indicações.

  • Trilha Sonora – Alexandre Desplatneutro

    Desplat vs Zimmer vs  Williams vs Greenwood (sim, do Radiohead). Que treta loka. Nessa acho que Hans Zimmer leva com Dunkirk. Cada nota tocada é um pedaço da personagem desse filme que é a guerra em si. Aqui, em A Forma da Água, a trilha dá um ar fantasioso bem feito mas que não emociona, não marca, não nada. Só ok mesmo.

  • Roteiro Originaldown

    Previsível. Não vou entrar em detalhes para não dar spoilers mas sabe, tudo linear, sem conflito, sem plot, sem emoção narrativa. Sem falar que de “original” talvez não tenha nada, vide a notícia de possível plágio.

  • Fotografia up

    Assim, dei um joinha mas acho que não leva. A paleta de cores em azul claro, azul esverdeado e tons de musgo/marrom são muito bem usados para demonstrar clareza, tensão, risco entre outras sensações sempre usando a referência à água. Fora isso a câmera mostra um ou outro travelling. É bonita mas não é o ponto forte estético do filme, que é esse logo abaixo aqui ó:

  • Design de Produçãoup

    Show, Rogerinho! Cada cômodo, cada canto, cada detalhezinho bem feito para mobiliário, decoração, revestimentos, etc, etc, etc. Boa parte da beleza do filme vem daí e faz nossos olhos não se cansarem de olhar para a tela.

  • Edição/Mixagem de somdown

  • Juntei os dois pois quase sempre saem pro mesmo filme e também por serem algo que andam lado a lado. Não há um conserto de ópera, uma guerra, uma corrida de carros a milhão. Não entendi essas duas indicações. Se alguém souber, de verdade, comenta aí, plmdds.
  • Montagem down

    Poucos cortes, transições, flashbacks etc. Baby Driver e Dunkirk, que são fortíssimos candidatos, mostram muito mais de duma boa montagem.

  • Figurinoneutro

    Caprichadinho. Arrumadinho. Nada muito complexo. Deveriam era indicar a galera da maquiagem pelo “figurino” do anfíbio-humanoide. DEIXO AQUI MINHA INDIGNAÇÃO.

Nota: 7,5 pedaços de torta de limão galego

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s