Games

10 Melhores protagonistas de GTA

Esse dias, eu vi na PSN que um monte dos jogos “clássicos” do GTA estão na promoção e por um preço até que não tão grande assim é capaz de se comprar boa parte deles e revisitar esse belo mundo de violência e explosões na pele de personagens com uma moral bastante questionável, mas totalmente amáveis.

Nesse espírito, resolvi enumerar 10 dos protagonistas mais legais dos jogos, mas só a partir do 3, que foi quando o jogo ganhou a cara que tem hoje. Ai vai minha lista, mas sem antes dizer que a Rockstar está perdendo a oportunidade de colocar uma personagem feminina em seus jogos e acabar com esse ciclo de testosterona infindável que a série vem mostrando até então – a Naughty Dog provou que isso é possível com o Uncharted: The Lost Legacy.

10- Claude (GTA 3)

Pra muita gente esse é o protagonista favorito, por ser o primeiro personagem com quem jogaram GTA. Ainda mais num mundo 3D, diferente do que a série apresentava antes, com aquele visual isométrico (visto de cima). Esse foi também o primeiro jogo com aqueles diálogos mais elaborados, CGs mais bem feitos (pra época) e missões explosivas; Claude estava no meio de tudo isso com seu jeito caladão.

09- Luiz Fernando Lopez (Ballad of Gay Tony)

GTA 4 foi aquele jogo mais sério, sem tanto espaço pras loucuras comumente vistas na franquia. A ideia pra resolver esse problema foi colocar DLCs, como Ballad of Gay Tony pra resolver isso. Luis foi um dos personagens que abraçou a loucura, com uma história bem fora da casinha e catapultagens pelo para-brisa. Um bom respiro pro que o GTA 4 oferecia.

08- Victor Vance (Vice City Stories)

A história desse jogo está ligada aos videogames portáteis, mas também a um dos jogos da franquia. Victor é irmão de Lance Vance (do Vice City) e ex-militar que sai por aí explodindo as coisas em Vice City enquanto constrói seu novo império. Com seu temperamento, digamos, nada fácil, ele faz coisas bastante questionáveis enquanto encontra personagens ainda mais questionáveis.

07 – Frankylin Clinton (GTA 5)

GTA 5 tem alguns dos melhores personagens da franquia e vamos voltar a mais alguns deles mas tarde nesta lista, mas vale a pena destacar Frankylin agora. Mais novo e menos desenvolvido dos três protagonistas desse jogo, o jovem é quase um avatar do próprio jogador nesse mundo de Los Santos. Sua escalada no mundo do crime, de um bandido que faz assaltos pequenos para grandes esquemas e roubos gigantescos, é um dos pontos mais legais de seu desenvolvimento, sem contar as escolhas morais que temos fazer enquanto o controlamos.

06 – Niko Belic (GTA 4)

Como já disse antes, esse foi um dos jogos mais sérios da franquia, então enquanto contravalamos Niko, tínhamos também a discussão em nossas cabeças sobre sua motivação e seu lugar nesse mundo do jogo. Ao contrário de personagens mudos que saiam por ai atirando em tudo que via pela frente (GTA 3), jogamos com Belic que constantemente diz que quer deixar essa vida para trás. Isso sem contar que as missões do jogo são muito boas, sem falar daquela em que ele destrói um armazém cheio de inimigos só para resgatar seu irmão.

05- Jonhhy Klebitz (Lost and the Damned)

Este é mais um dos DLCs de GTA 4, mas dessa vez controlamos um motoqueiro daqueles que vemos em séries como Sons of Anarchy. O mais legal de voltar à Liberty City como Johnny é fazer parte da gangue e jogar usando isso a seu favor e, é claro, sair por ai explodindo e atirando em tudo – já que é um jogo “menos” sério que o GTA 4. Acho que a Rockstar não gostou tanto do personagem quanto a gente, porque matou o cara enquanto apresentava Trevor Philips no GTA 5.

04- Michael De Santa (GTA 5)

Essa foi a primeira vez que não só temos um protagonista com uma família para cuidar, mas como também está aposentado. Claro que a família é totalmente problemática e o força a sair de sua aposentadoria para fazer coisas moralmente questionáveis. O jeito que vamos descobrindo como ele chegou até essa vida de merda e suas escolhas do passado são bem legais também. Isso sem falar das missões com ele, ainda mais quando são em conjunto com Trevor; rendem alguns dos melhores momentos do jogo.

03- Carl CJ Johnson (GTA San Andreas)

Esse talvez seja um dos jogos favoritos da minha geração e uma introdução e tanto pra quem nunca tinha jogado nada da franquia. Apesar de já ser considerado um jogo vintage, San Andreas trouxe ao seu personagem principal uma história interessante e infindáveis possibilidades de customização.  A reação das pessoas na rua, o ataque de gangues rivais e as ótimas missões ajudava na imersão do jogador nesse mundo. Ah, a parte de ficar monstrão (brilll) ou um gordaralho (e os diálogos dos NPCs refletirem isso) também ajudava a se sentir mergulhado no game.

02- Tommy Vercetti (GTA Vice City)

Quase uma cópia de Scarface, esse é um dos jogos que os jogadores tem mais carinho e assim como San Andreas apresentou o mundo caótico de GTA à uma nova geração. Com Ray Liotta fazendo a voz de Tommy, além de ótimos personagens secundários e uma história que, né, dispensa apresentações, o juguinho tem seu papel na história dos games e Tommy sua importância por ser o fio condutor dessa história.

01- Trevor Philips (GTA 5)

Já citado anteriormente, Trevor é o melhor personagem do melhor jogo da série, então não podia estar em outro lugar da minha lista. Ele personifica o próprio caos que é jogar GTA, sua insanidade é capaz de colocá-lo nas missões mais absurdas que um jogador da franquia sempre pediu e que agora tem a chance de experimentar. Ética e moral só existem na cabeça dele do jeito mais deturpado possível, sendo possível comparar sua personalidade com o Coringa de Heath Ledger.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s